sexta-feira, 5 de maio de 2017

Hearthstone - 1 - Acúmulo de vantagens

Fala, galera! Este blog não morreu (ainda), ele meio que tá num coma e de vez em quando abre os olhos... Enfim, voltei a jogar um pouco e pretendo fazer uma série de posts sobre Hearthstone. Aqui vai o primeiro texto!


Antes de começar, gostaria de dizer que estou me dando razoavelmente bem no jogo: em apenas 2 meses e R$ 33 gastos para completar uma aventura, já consegui chegar ao ranking 5. Nada lendário, mas estou satisfeito por enquanto e trabalhando pra subir.
Enfim, vamos lá!


O acúmulo de vantagens




Podemos analisar a evolução, a escalada no ranking do jogo através de uma em economia bastante interessante, usado para contrapor a ideia de meritocracia: basicamente, podemos dizer que não é necessário ser muito melhor que seus adversários para ganhar uma competição, só um pouco e, assim, ficar com a maior e melhor parte dos prêmios. Dessa maneira, a partir do momento que o ciclo começar, essa diferença já coloca o 'vencedor' em uma posição de vantagem maior e, conforme mais ciclos vão se fechando, a diferença entre os jogadores tende somente a aumentar.

Fonte da imagem: aqui.

Voltando ao jogo: pensando através da ideia apresentada, a distância entre os jogadores que alcançam o rank lendário e o resto só tende a aumentar: ao fim de cada mês, aqueles que chegam ao nível lendário ganham uma carta lendária, que pode ser usada tanto para melhorar um deck quando para gerar pó e criar cartas mais caras. Enquanto isso, os outros jogadores recebem prêmios menores: cartas não tão boas que podem gerar menos pó.

Fonte da imagem: aqui.

Felizmente, Hearthstone é só um jogo e possuí vários mecanismos através dos quais é possível fazer essa diferença sumir ou até superá-la... mas para conseguir usá-los, você pode ter um pouco de trabalho... Alguns deles são:

Sorte!


Como em praticamente todo jogo de cartas, é preciso contar com alguma sorte pra ganhar. Não importa o deck, sempre pode acontecer de você vir com as cartas mais caras pra baixar no começo do jogo e passar um bom tempo sem fazer nada ou, ainda, você pode ter a maior sorte do mundo e seu adversário vir com tudo certo pra conter qualquer uma de suas jogadas... paciência. Felizmente a sorte muda, então é só jogar bastante, pensar estrategicamente e melhorar seus decks que isso razoavelmente se dilui.
Não que você vá ganhar sempre, um dia ruim ou uma semana ruim sempre podem acontecer, mas dá pra se recuperar disso!

Dinheiro

Fonte da imagem: aqui.

O jeito mais fácil e o mais difícil de conseguir se dar bem no jogo é gastando bastante dinheiro. Mais fácil porque você pode conseguir todas as cartas que quiser, mais difícil porque ganhar dinheiro não é fácil pra ninguém... e é muito mais divertido ir subindo no jogo através de esforço, pensando seus movimentos.
Não sou contra se gastar dinheiro em jogos, até porque quem desenvolveu ele tem que pagar as contas também. Mas pare e pense: quanto vale o jogo? Se você começar a investir uma grana, vai parar algum dia? Você já não gastou o suficiente pra se divertir?
Enfim, torrando uma grana dá pra chegar longe, mas a que preço?

Outros

Existem outros jeitos de vencer o sistema e eu vou começar a explorá-los num próximo post. Até lá!

Um comentário:

  1. Your article is very useful. Every day your diary inspire ME nice deal} and helped to develop one thing new like I actually have developed a replacement app onmovies apk this is often great and nice-feeling.Thanks for the awing posts, please keep updated often.

    ResponderExcluir