domingo, 11 de julho de 2021

Precisamos falar sobre banimentos no Pauper (julho de 2021)

Edit 1: Eu tinha esquecido de colocar Conjurado por Pensamento nos possíveis banimentos referentes ao deck Affinity. Corrigi essa escorrergada.


Dominando o metajogo temos os decks Tempestade de Esquilos e Affinity. Chega a ser cansativo jogar somente contra esses decks em torneios online.

Para vencer eles, quem vem se destacando são os Dimir Control (UB Fadas, UB Teachings, UB Delver), mas, ainda sim, a maioria das pessoas está aceitando que somente os dois primeiros decks que aparecem neste texto são Tier 1 no formato.

Assumindo isso, fica a dúvida: o que pode ser banido? Vamos ao que eu penso:


TEMPESTADE DE ESQUILOS (em português, essa mecânica se chama rajada)

Bom, no Pauper nós temos magias muito boas, que só rodam no Legacy, mas o mesmo não vale para as criaturas.

As criaturas grandes do Pauper não possuem, em si, alguma mecânica para entrar em jogo que não seja pagando seu custo de mana. E ainda morrem com qualquer remoção, como é o caso de Triturador de Ulamog.

Um deck Storm, então, conta com diversas magias fortíssimas, enquanto os deck Aggro que vão contra ele não possuem tanta força para revidar.

Enfim, vamos aos finalmentes e às possibilidades que eu pensei e pesquisei para banimentos nesse deck.


Como Metralha já está banida no formato, é provável que Tempestade Serelepe e Relé Galvânico sejam banidas, já que a mecânica da rajada é muito forte. Então, sem sombra de dúvida, essa é a maior possibilidade para o formato.



No entanto, nossos queridos Magos da Costa normalmente têm a postura de não banir cartas novas de formatos, afinal de contas isso diminuí a venda de boosters. Então é possível, mas pouco provável, que cartas que possibilitam o combo do deck (os enablers) sofram com o martelo do banimento no lugar do que aparece aí em cima. São eles: Ritual da Cabala, Ritual Sombrio, Manamorfose, Rito da Chama e Canção Fervilhante. Ou alguma das cartas que permite multíplos draws.


E, apesar disso, nós não dá pra ter certeza do que pode acontecer: basta lembrar o que aconteceu com Hogaak, Necrópole Erguida quando ele dominou o Modern: mesmo sendo de uma coleção que estava sendo vendida, foi banido. 



AFFINITY

O Affinity sempre foi um deck presente no formato pauper, mas nunca ficava muito a frente dos outros. No entando, com Modern Horizons 2, recebeu 2 grandes reforços: Companheiro do Visitante e diversas Dual Lands que também são artefatos.





Uma das maneiras de resolver essa disparidade de poder que o deck vem apresentando é banir essas cartas. Mas, novamente, isso é meio improvável, já que pode diminuir a venda de boosters.

Resta, então, banir cartas antigas que diminuiriam o poder do deck e algumas possibilidades foram levantadas na internet.


1. Atogue: o que faria o deck deixar de ter um combo e, consequentemente deixaria ele mais fraco. É razoável, mas eu sentiria falta desse sorriso maravilhoso.


2. Impositor Myr: porque está bem complicado o deck ter 8 criaturas 4/4 que podem ser baixadas de graça.


3. Conjurado por Pensamento: comprar duas cartas por apenas uma mana azul é um dos pontos mais fortes do deck. Então existe a possibilidade de banimento dessa carta também.


4. Os terrenos artefato antigos: fazendo restar somente um terreno artefato incolor e terrenos artefato que entram em campo virados e, consequentemente, deixando o deck mais lento. Infelizmente eu acredito ser essa a possibilidade com maiores chances de ocorrer, já que esses terrenos foram banidos quando faziam parte do Standard e são banidos no Modern até hoje.


UM OUTRO PONTO DE VISTA

Dando uma olhada por cima nas primeiras colocações dos últimos torneios e ligas, sem nenhuma análise estatística, só no olhômetro mesmo, parece que o Affinity e os esquilos não estão no topo das paradas como no final de junho. Então pode ser que não ocorram banimentos. Desse ângulo, daria para entender que esses decks não ganharam muita força e o metajogo só precisou de tempo ra se adaptar.

Agora é esperar pra ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário