quinta-feira, 6 de junho de 2013

De GURPS a Fallout

Vou voltar agora à minha adolescência, período vivido na companhia de fotocópias de livros quase sem desenhos. Livros possuidores de uma arte crua, que tinham apenas tinta preta e um sem-fim de textos tentando alcançar a descrição da maior gama possível de cenários, fossem eles reais ou não. Eu me refiro ao conjunto de obras literárias que compõe um sistema Universal Genérico de Jogos de Interpretação ou GURPS.


Fonte:

"Ah, mas esse é um jogo de nerds que vivem fora da realidade" diria uma pobre alma desavisada a minha pessoa. Obviamente, o ser que dissesse alguma coisa nesse sentido não conhece a história por trás de GURPS-Cyberpunk, livro que foi confiscado pelo serviço secreto estadosunidense em 1990 antes mesmo de ficar pronto. Esse fato atrasou o lançamento em seis semanas.

Adoraria também destacar outro livro, GURPS-Illuminati... o livro que leva conspirações e paranóia a outro patamar. Um exemplo: "Precisa mandar uma mensagem para um agente? Inclua a frase-código apropriada em anúncio de jornal ou pixe a mensagem codificada numa parede com vista pública. Você pode também colocá-la nas notícias de uma rádio. Enquanto seu agente souber onde procurar a mensagem, ela vai chegar. À propósito, Élvis tem o peixe vermelho. Seus suspensórios estão derretendo".


“Este memorando ainda está muito claro.
Peça para o Schmidt traduzir para alemão e o Hefflefinger traduzir de volta”

Em GURPS-Illuminati existem grupos secretos que querem conquistar o mundo... e eles estão em todos os lugares! Basta ter os olhos treinados que você conseguirá enchergá-los.

Enfim, muita gente pode não saber disso, mas Fallout (acredito que seja a franquia Cyberpunk pós-apocalítica mais famosa do mundo dos games), lançado em 1997, teria sido implementado utilizando as regras de GURPS, mas, o criador do RPG supracitado parece não ter gostado do Vault Boy e da cena de abertura do jogo...


Fonte:

Foi-se o sistema, ficou o cenário. Se as terras norte-americanas em Fallout não são o perfeito cenário pós-apocalítico permeado por grandes conspirações eu acho que sou meio analfabeto... segue a abertura desse jogo, um clássico instantâneo para fechar este post com chave de ouro:


Nenhum comentário:

Postar um comentário