segunda-feira, 3 de junho de 2013

DRM - Aproveite só o quanto eu quiser!

Fonte:
Na tela do jogo: Os servidores estão ocupados no momento. Por favor, tente mais tarde. (Erro 37)
Legenda: DRM sempre ligada. Sinta-se livre para jogar toda vez que nós acharmos que você pode.

Primeira coisa: o que é DRM?

DRM é a sigla em inglês para Gestão de Direitos Digitais (Digital Rights Management). Ou, como usuários sofrendo restrições de uso do material digital que compramos, podemos chamar DRM de Gestão de Restrições Digitais.

Como assim?

DRM são as várias técnicas que empresas utilizam para controlar o conteúdo digital que você compra, geralmente para usar no seu computador.

Por exemplo, se você buscar por DRM no google, o que mais vai encontrar (além de artigos do Wikipedia nas mais diversas línguas) são pessoas reclamando da Apple. Se você comprar uma música para ouvir no seu i(ñ)Pod, você não pode simplesmente transferí-la para seu computador, iPad ou qualquer outro aparelho. Você comprou a música para ouvir no i(ñ)Pod e não pode simplesmente transferí-la para ouvir em outro lugar. Que absurdo colocar essa música pra ouvir no computador! Neste caso, o conteúdo digital que você comprou tem uso restrito a apenas um aparelho.

Fonte:

Agora chega de Apple e vamos ao que interessa: jogos! O que são DRM nos jogos? Pra que elas servem e como elas funcionam?

Bem, nos jogos as DRM são, basicamente, medidas contra a pirataria (Yarrrgh!). Neste mundão de meu Deus, ninguém quer trabalhar de graça e, por mais incrível que pareça, programadores de jogos também trabalham por dinheiro. Se fossem os programadores que ficassem com o dinheiro, ok... mas não é bem assim.

Enfim, existem as mais diversas estratégias para tentar impedir você, usuário, de usar um programa sem pagar por ele. A mais conhecida é o emprego de chaves-seriais (serial key), mas existem aquelas mais sofisticadas como o uso obrigatório de dispositivos USB para que o software funcione ou mesmo, a mais nova e mais chata, fazer com que o jogo funcione somente quando você estiver conectado a um servidor.

Caso você queira conhecer aplicações de restrições ao uso de jogos de computador (e o inglês estiver afiado), eu recomendo assistir à este vídeo:


Enfim, exitem aquelas DRM mais eficazes e as menos. Por exemplo, no caso dos seriais, se não houver conteúdo online em um jogo, não existe motivo para você guardar a serial pra você mesmo. Já no caso de ter que estar sempre conectado para um jogo funcionar, as cópias ilegais são bastante limitadas (aham... xD), mas você acaba colocando milhares de problemas na vida do usuário.

Fonte:
Na imagem: Aproveite sendo o prefeito de uma cidade que não carrega.
Um exemplo de problemas com jogos em que você precisa estar sempre conectado para funcionar foi o último SimCity. Por problemas nos servidores da EA, ninguém conseguiu jogar durante o lançamento e, depois, por mais algum tempo. Diablo 3 também rendeu horas e horas de dor de cabeça a quem comprou. Como neste jogo era necessário estar conectado aos servidores da Blizzard para jogar até no modo Single Player (ou “jogador gordo e solteiro”... tipo eu), nos dias seguintes ao lançamento do jogo era comum encontrar os servidores cheios (Erro 37) e, por mais inacreditável que isso pareça, você não podia jogar.

Para encerrar, as DRM estão aí para garantir que você compre o seu jogo e não simplesmente copie de um amiguinho ou baixe da internet. Elas estão cumprindo seu papel muito, muito, muito mal. Quando Diablo III foi lançado, já haviam maneiras de rodar sua versão pirata (yargghhh!) disponíveis para download. Eu realmente me arrependi de ter comprado o original quando experimentei lag no modo Single player. Mas o caso mais inacreditável com certeza foi o de SimCity: os servidores oficiais não estavam funcionando, mas as versões piratas (yarrrhhh!) não usavam estes servidores. Será que rodaram?

DRM: You are doing it wrong... so very wrong...

2 comentários:

  1. Eu até entendo a necessidade do DRM, mas ao mu entender, ao comprar um jogo ele é meu, do mesmo modo que se eu comprar um livro ou um dvd ele é meu, posso emprestar/vender/dar pra quem eu quiser, . Isso na minha opinião. E o Diablo é foda, tinha 3 horas pra esperar um voo, meu pc tava la, eu queria jogar mas não tinha internet...

    ResponderExcluir
  2. um comentário pra te agradecer por ter me ensinado o nome desse treco detestável!

    ResponderExcluir