sábado, 20 de julho de 2013

A controvérsia do Vapor em Shadowrun Returns

Definições, vou começar por definições!


Pra quem não sabe, Vapor em inglês é Steam. E Shadowrun Returns é o primeiro da leva de jogos de desenvolvedores renomados financiados pelo KickStarter. Assim, mesmo que não pareça, este fato coloca sobre Shadowrun uma responsabilidade imensa: é aqui que vamos poder conferir pela primeira vez se dá pra confiar em produtoras de jogos quando elas vem nos pedir dinheiro através de financiamento coletivo.

Inicialmente, eu gostaria de dizer que os caras acertaram bastante durante o desenvolvimento do jogo: a primeiro e mais importante dessas bolas dentro foi, sem dúvidas, mostrar para as pessoas o que estava sendo feito. O ápice do compartilhamento de informações (e de publicidade do jogo) foi a divulgação do vídeo abaixo, mostrando como seria o gameplay.


Isso sem falar na infinidade vídeos no canal do YouTube do Harebrained Schemes (desenvolvedor). Foi realmente legal acompanhar tudo que estava sendo feito... até certo ponto. Houve um momento em que eu fiquei realmente chateado com os caras... o momento em que decidiram que o jogo ia ser vendido também via Steam.

Imagem retirada do site oficial de Shadowrun Returns.

"Mas qual é o problema com o Steam?" seria a pergunta de muitos. Pois bem, eu respondo: a partir do momento que foi fechado contrato com Steam, os usuários que não queiram usar este sistema passam a ter o uso do seu software limitado. Por exemplo: existe uma comunidade fechada dentro do Steam em que os usuários vão criando conteúdo para o jogo e se você não tem o jogo abafado em vapor, você não consegue acessar nada desta comunidade. Fora que toda vez que sair alguma atualização do jogo, você vai ter que baixar todo ele de novo se ele não estiver no vapor... entre outros problemas.

Quando aconteceu o acordo pra colocar o Shadowrun no Vapor, muita gente reclamou, pois no Steam o jogo passa a ter como prioridade atender a esse sistema. Se você não quiser usá-lo, você deixou de ser o público que a produtora quer atender... apesar de ter sido você quem financiou o projeto.

Enfim, como apoiador, você pode escolher usar o Steam ou não... mas, na minha humilde análise, parece não valer a pena ficar fora do vapor. Se você quiser ler o que os caras falaram sobre isso, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário