quarta-feira, 27 de setembro de 2023

Guia para o Pre-Release de Bright Lights

Versão 0.8 - acabaram de sair os spoilers, ilustrei tudo, coloquei uma sessão com as palavras-chave e revisei o texto decentemente

Sexta-feira agora, dia 29 de outubro de 2023, começa o final de semana do Pre-Release de Bright Lights, a nova coleção de Flesh and Blood Trading Card Game. Eu decidi dar uma estudada, buscar o que outras pessoas estão falando e montar um pequeno guia para que todo mundo tenha mais facilidade de montar o deck que quer e se divertir neste evento. Então, vamos lá!

Começando com...

Palavras-chave! Os efeitos que mais se repetem nas cartas dessa coleção.

E, para dar a partida, BOOST.

Como custo adicional para jogar esta carta, você pode banir a carta do topo do seu grimório. Se for uma carta de mecanologista, esta ação ganha VAI DE NOVO.

Ou seja, custando uma carta do topo do seu grimório, você ganhará um ponto de ação. Essa palavra-chave foi, até agora, a principal mecânica dos decks da Dash, que era a única mecanologistas. Enfim, essa mecânica gera turnos explosivos, permitindo vários ataques, mas faz com que seu deck acabe muito rápido. Uma mecânica legal, mas que deve ser usada com cuidado.


CRANK

Assim que este item entra na arena, você pode remover um contador de vapor daqui. Se fizer isso, ganhe um ponto de ação.

Antes de Bright Lights, se você fosse baixar um item havia duas possibilidades: se o item tivesse GO AGAIN, você continuava seu turno; ou você encerrava seu turno assim que baixasse o item. Agora você pode baixar o item e continuar jogando, só que este item vai durar um turno a menos na sua mesa. Fato é que às vezes é isso mesmo que nós precisávamos.


SCRAP


Como custo adicional para jogar esta carta, você pode banir um item ou equipamento do seu cemitério.

Um item ou equipamento foi para o cemitério? Ótimo! Agora ele pode ser banido e gerar um efeito a mais em uma carta que tenha SCRAP. Se tiver muitas cartas com SCRAP, não tenha medo de usar seus itens nem de defender usando seus equipamentos!


BASE e EVO


Os equipamentos básicos - BASE - são aqueles que podem ser atualizados. Se você tem equipado nas suas pernas alguma carta que é BASE, então você pode colocar sobre ela qualquer equipamento de pernas que seja EVO, desde que você pague o custo. Quando você faz isso, ocorrem 2 coisas: o EVO pode ter alguma habilidade desencadeada na transformação e, definitivamente, tem outras habilidades ativadas, passivas e/ou defesa.


EVO UPGRADE


São cartas que tem alguma habilidade que fica cada vez mais forte quanto mais EVOs você tem equipados.


GALVANIZE

Quando esta carta defender, você pode destruir um item que você controla. Se fizer isso, isso aqui ganha +2 de defesa.

Tem uma boa sinergia com itens, mas eu não gostei por dois motivos: (1) o ideal seria usar com a Dash num baralho com muitos itens e (2) basicamente você vai estar defendendo 4 com duas cartas toda vez que fizer isso, então é muito situacional. Não acredito, pelo menos no Pre-Release, que vá ser útil na maioria das vezes.


Agora, vamos conhecer os herois e suas armas!

DASH, DATABASE


Você pode olhar a carta do topo do seu grimório a qualquer momento.

Uma vez por turno você pode jogar um item de mecanologista com custo 0 ou 1 do topo do seu grimório como se ele fosse uma instantânea. Esse item custa um recurso a mais se você fizer isso.

SYMBIOSIS SHOT

Especialização da Dash

Ação - Remova um contador de vapor disso aqui: Ataque.

Toda vez que um item de mecanologista entra na arena sob o seu controle, se essa coisa aqui tiver menos de 6 marcadores de vapor, você pode colocar um contador de vapor aqui.


MAXX SHOT

Ação uma vez por turno, custa 2 recursos: Crie um HYPER DRIVER com 2 contadores de vapor. Ative essa habilidade somente se você boostou esse turno.

Hyper drivers que você controla tem CRANK (quando eles entram na arena, você pode remover um contador de vapor dele. Se você fizer isto, ganhe um ponto de ação)


Arma do Maxx: BANKSY (gostei do nome! Agora é só bater no capitalismo!). Tem 3 de ataque esta chave inglesa / chave grifo eletrificada.

Especialização do Maxx.

Ação uma vez por turno, custa 1 recurso: Atacar. Ative essa habilidade somente se você crankou esse turno.

Quando essa arma acertar um heroi, coloque um contador de vapor em um item que você controla que tenha a palavra-chave CRANK.


TEKLOVOSSEN (Acredito que Metrix City pegou o cara durante a Operação Clipe de Papel)

Você pode jogar EVOs da sua zona de banimento.

Instantânea uma vez por turno - pague 3 recursos: Você pode jogar seu próximo EVO esse turno como se ele fosse instantâneo. Quando você fizer, compre uma carta.


Arma do Professor Girafales: TEKLO LEVELER - Mini Gun futurista com 2 de ataque. Curiosamente a única arma que não é uma especialização e pode ser usada por todos os herois.

Se você tiver 1 ou mais EVOs equipados, essa arma ganha "Ação uma vez por turno - paga 3 recursos: Ataca).

2 ou mais, custa 2 recursos a menos para ativar;

3 ou mais, ganha VAI DE NOVO.

4 ou mais, ganha mais 1 de ataque.


Você vai abrir os seus boosters e separar em 3 montes iniciais. Cada monte vai ter sinergia com um determinado herói.

Cartas que vão em cada monte:

EVOs e cartas com EVO UPGRADE pro Professor.

Itens com custo 0 ou 1 para a Dash.

BOOST e itens com custo 2 ou mais com CRANK, manda pro MAXX.

Depois você pega os itens da pilha da DASH que tenham CRANK e coloca entre ela e o Maxx.

Aí você procura as cartas com SCRAP e colocam entre o TEKLOVOSSEN e a DASH.

Pronto, agora você tem a maioria das cartas organizadas e sabe com que herói elas vão ter maior sinergia. Dê uma olhada no que está melhor, no que você gosta mais e comece a montar seu deck.

Lembre-se que todas as pilhas podem ser usadas por todos os heróis da coleção, você só dividiu elas de acordo com a sinergia que elas apresentam em relação às habilidades dos bonecos.


Algumas dicas estatísticas pra encerrar

DASH, DATABASE - O jogo dela se baseia em itens, mas eu acredito que um número legal pra um deck de 40 cartas seria 8 itens. A ideia é ter um pouco menos de um item por mão, mais ou menos, então um quinto do deck sendo itens acredito ser suficiente para algumas jogadas que vão surpreender seu adversário sem te prejudicar nas defesas! Não esqueça que os itens não bloqueiam e num turno decisivo isso pode fazer você perder o jogo.

Nunca se esqueça que se você for focar em BOOST, é essencial fazer um deck de 40 cartas.

Para jogar com o Maxx, pelo menos metade do deck precisa ter cartas com BOOST. É legal ter na mão, sempre que possível, 2 cartas com BOOST.

Já para jogar com o TEKLOVOSSEN você vai precisar ter o máximo de Evos possível. Saiba que tem alguns EVOs que podem ser atualizados e é interessante boostar ou usar SCRAP para jogar seus EVO para a zona de banimento e usar o poder do herói para devolver esses equipamentos para a arena.

E não esqueça do mais importante: o pre release é um evento pra se divertir, conhecer as novas cartas e jogar de igual pra igual com jogadores velhos e novos.

Bom, comenta aí em baixo! Por que eu NÃO vou mais atualizar isso.


Gostou? Manda um PIX!

thales.pix.bb@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário