quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

Um novo Flesh and Blood TCG?

O jogo está mudando, ficando mais complexo, mais estratégico, e parece que algumas cartas, algumas interações demonstram bem isso.

Neste texto, eu vou falar das duas que eu percebi (na verdade uma delas, a primeira, foi bastante anunciada). Vamos lá!

 

Vamos começar com a Dash:

Na versão antiga, você escolhe um item com custo 2 ou menos do seu grimório e já começa com ele em jogo. Normalmente a sua estratégia vai acontecer ao redor deste item e ele SEMPRE vai estar lá pra você.

Na nova versão, você pode olhar a carta do topo do seu grimório o tempo todo e jogar um item de custo 0 ou 1 do topo do seu grimório instantaneamente, mas a carta ali sempre vai ser aleatória.

Enfim, na reelaboração da heroína, quando você está pilotando este grimório, vai ter que batalhar para conseguir o item que você quer: seja usando cartas para jogar as cartas do topo para o fundo do deck, seja boostando várias vezes até o que aparecer ali ser o melhor pra sua estratégia e, olha só, o topo do deck é, na maioria das vezes, aleatório.

Num armory que eu joguei com ela, precisava de um item no topo e não consegui: consegui jogar a carta do topo para o fundo 3 vezes com um item que já estava na mesa e boostei mais 3 vezes, mas nada do item aparecer.

Faltou planejamento? Faltou preparação? Provavelmente foi aquela peça entre o playmat e a cadeira que não estava funcionando direito, mas paciência. Se fosse com a Dash antiga, era somente atacar, atacar e atacar. A maior dificuldade é escolher a ordem dos ataques.

 

O pessoal da LSS já avisou que o conceito geral de design vai ser esse, mas eu só me toquei disso com uma interação da Kassai, Cintari Sellsword em comparação com a Kassai nova.

Na Kassai antiga, Cintari Sellsword, a habilidade que eu vou analisar é que o segundo ataque de espada cada turno custa um recurso a menos. 

Já na Kassai nova, a habilidade em questão é que se vc comprou uma carta num determinado turno, naquele turno os ataques de espada custam um recurso a menos.

Vamos supor uma mão bem padrão: você tem uma carta azul para pitchar, uma carta de custo 1 para dar GO AGAIN para o seu ataque de arma e uma reação de ataque. Neste caso, a reação de ataque vai ser OUT FOR BLOOD.

  

Com a Kassai, Cintari Sellsword está tudo certo: você pitcha a azul, dá go again pra arma e pode jogar a reação a hora que você quiser, porque o segundo ataque de arma vai ser de graça de qualquer jeito.

Já com a versão nova da heroína, você não vai jogar essa reação de ataque se quiser atacar duas vezes com a espada: você vai precisar gastar um recurso para atacar, outro para dar GO AGAIN para a arma e outro para atacar com a segunda espada. A carta vai sobrar na sua mão.

Mas isso muda se a reação de ataque for STROKE OF FORESIGHT.

Esta reação, além de dar um bônus para o ataque, ela ainda tem outra habilidade: se o herói defensor usou uma carta da mão para defender neste elo de ataque, compre uma carta e então coloque uma carta da sua mão no topo ou no fundo do seu grimório.

Ou seja, a parte de comprar uma carta é essencial aqui, porque, se o adversário defendeu o ataque com uma carta da mão, você pode fazer essa reação que, daí sim, seu segundo ataque não precisará de recurso nenhum.

E, além disso, você também vai poder manipular o topo do seu grimório para o próximo turno.

Não sei que conclusão tirar disso, mas acho que o jogo ganhará em complexidade, mas perderá um pouco no nível de poder das cartas, mas talvez não, já que continuam a existir e surgem novas interações extremamente poderosas... preciso de mais informações.

Talvez eu ache que estou certo se acabar vendo a Dash ganhando mais e mais pontos de Lenda Viva no Clássico Construído. Quem sabe?

Mas e você? Concorda? Discorda? Encontrou outra carta ou interação que mostra essa mudança? Comenta aí, leva o artigo pros amiguinhos e me ajuda a fazer o blog crescer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário