quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

Flesh and Blood 2.0 parte 1 - a briga com os mercadores

Começo do ano vem com tudo no Flesh and Blood TCG! E, se você não está acompanhando, eu conto a treta.

 


Basicamente, como em tudo que é possível, tem especulação em card games: existem uma série de MERCADORES que querem comprar as cartas, boosters, caixas por preços baixos, esperar valorizar e depois, quando o produto estiver mais escasso, vender mais caro, tendo lucro com isso.

 

E no começo do nosso querido card game, as políticas da LSS ajudavam bastante essas pessoas: toda coleção tinha duas levas de impressão, a primeira edição, com algumas características distintas nas cartas, como, por exemplo, a presença de um tratamento especial, as Cold Foils; e a edição ilimitada, que não tinha Cold Foils, somente Rainbow Foils e outros detalhes que tornavam as cartinhas mais mundanas.

 

O que os MERCADORES faziam: eles compravam caixas e mais caixas de primeiras edições e guardavam. Dali um tempo, quando só houvesse caixas de edição ilimitada disponível para compra, o preço da primeira edição aumentava nossos queridos amiguinhos especuladores vendiam suas caixas por um preço razoavelmente maior do que aquele que foi pago.

 

Pronto! Foi criada uma dinâmica que favorecia os colecionadores e especuladores, com as primeiras edições, mas também criava espaço pra quem só queria as cartinhas o mais barato possível para jogar, as edições ilimitadas.

 

Mas aí rolou um problema! Na verdade, um monte de problemas que levou a reformulação das filosofias de design da empresa, mas vamos focar em um único problema neste texto: a demanda pela primeira edição ficou maior do que da edição ilimitada. Calma. Eu explico.

 

A demanda, a maior quantidade de pessoas querendo comprar booster de uma coleção nova, ocorre sempre próxima do seu lançamento. São os booster para os pré-Lançamentos (Pre-Releases), influencers querendo fazer vídeos abrindo caixas, pessoas querendo cartas novas pra por nos seus decks. Então, para atender essa demanda, a tiragem, as impressões de primeiras edições tiveram que aumentar muito, já que o número de jogadores no mundo também cresceu bastante.

 

Aí vem o problema: a tiragem da primeira edição ia ficar maior que a ilimitada! E isso não faz o menor sentido.

 

A LSS então decidiu acabar com essa divisão e não existe mais primeira edição e edição ilimitada. Existe só uma edição, com a chance de tirar cartas Rainbow Foil e Cold Foil no mesmo pacotinho.

 

Pronto! Para os jogadores o problema foi resolvido: sempre vai ter booster para comprar e jogar e você vai poder, inclusive tirar uma Cold Foil de vez em quando. O problema é que a especulação foi prejudicada: não dá mais pra comprar caixas de primeira edição e guardá-las até que elas valham mais dinheiro para serem vendidas.

 

Os MERCADORES podem comprar diversas caixas das edições novas de FaB esperando que elas valorizem, mas a própria empresa continuará imprimindo essas edições e vendendo pelo preço de mercado, então pra que você vai pagar mais caro pra essas pessoas do mercado secundário.

 

Talvez a solução fosse abrir as caixas e começar a vender cartas, mas existe um risco aí: e se as caixas não se pagarem?

 

Enfim, isso é problema pros mercadores, eu sou só um jogador e gostei muito desta política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário