quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Steam ficou fora do ar! L4D2 de graça foi praticamente um DDOS

Bom, depois de oferecer Left 4 Dead 2 de graça até o dia 26 de dezembro, o Steam saiu do ar, provavelmente devido ao grande número de acessos.

O sistema de distribuição digital de jogos, que já conta com mais de 65 milhões de usuários, está fazendo sua liquidação de natal e, por algum motivo, decidiu distribuir gratuitamente um dos melhores jogos da Valve (empresa da qual faz parte). Moral da história: o sistema saiu do ar temporariamente nesta data natalina. Caiu. Estou aqui especulando que ele tenha praticamente levado um DDOS.

Reprodução da capa de um dos volumes de "V de Vingança", de Allan Morre.

Bem, um ataque DDOS é um dos estratagemas mais simples utilizados para derrubar sites de internet: consiste em utilizar um sistema para simular que muitos usuários estão tentando acessar um servidor ao mesmo tempo, fazendo com que ele não dê conta dos muitos pedidos de informação e pare de funcionar corretamente. Neste caso, parece que não ocorreu ataque algum, milhões de usuários realmente tentaram acessar o sistema ao mesmo tempo e isso causou a queda de serviços do Steam, apesar dele ter sido restaurado rapidamente.

Para encerrar, e apenas como curiosidade, ataques DDOS a sites tem sido a modalidade empregada pelo grupo Anonymous para protestar contra leis de restrição à internet neste último ano de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário