sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Bons, Velhos Jogos... com alguns até novinhos - GOG

Só para começar o post de maneira interessante: quando você for baixar um jogo e houver no título do arquivo a palavra GOG, baixe sem medo. Isso quer dizer que o jogo vai funcionar assim que instalado. Se quiser saber o porquê, continue lendo!

Outro dia eu estava falando com um amigo de infância e comentei algo sobre o Steam. Esse amigo disse assustado: "Esse negócio ainda existe?". Ele tinha parado na época em que o Vapor era só o sistema chato de atualização de Counter Strike. Apesar dele jogar bastante no notebook e no PS3, parece que ele não tem visitado a internet...

É, colega, o Vapor não só existe, como anda com bastante força. Mas não é o único da raça de empreendimentos que tentam explorar a distribuição digital. Hoje, o Permadeth vai falar do GOG.


Distribuição digital é um fenômeno relativamente novo no mercado: através dela, quando você compra um determinado software não é adquirida nenhuma mídia física, o produto comprado é um lugar para baixar esse software sempre que quiser.



GOG é a abreviação de Good Old Games ou, no bom e velho português, Bons e Velhos Jogos. É um projeto de distribuição digital que ganhou bastante espaço no mercado por, de acordo com o nome, adequar para os novos Windows e iOS os bons e velhos jogos de antigamente, apensar de contar com títulos novos também.

Mas o que levou o blog a fazer propaganda do GOG?


Bom, pra começar: até o dia 17 de outubro de 2013, caso você compre qualquer jogo no GOG, leva junto The Witcher na faixa. Fora que, se você se cadastrar no site, você já ganha (!) os seguintes jogos:

- Beneath a Stell Sky (uma aventura de apontar & clicar inteiramente feita com o traço de Dave Gibbons, responsável pela arte de Watchman)
- Dragonsphere
- Flight of the Amazon Queen
- Lure the Temptress
- Stargunner (jogo arcade de nave)
- Tennagent
- Treasure Adventure Game
- Tyrian 2000
- Ultima Worlds of Adventure 2: Martian Dreams
- Ultima 4: Quest of the Avatar
- Warsow (uma ótima plataforma para MODs de jogos de tiro)
- Worlds of Ultima: the Savage Empire

E tem mais: em diversas ocasiões eles decidem simplesmente dar jogos para os usuários. É sério. Em um fim de semana deste ano, Torchlight estava lá pra quem quisesse pegar.


E isso nem é o melhor de tudo: os jogos do GOG são DRM-free. Se você não lembra o que é DRM, clique aqui.

Enfim, quando um jogo é DRM-free, para jogá-lo é só instalar no computador que você quiser e sair jogando. Não precisa de serial, não precisa de ativação on-line, nada! É só jogar. Segundo o próprio GOG: "Você comprou. É seu. DRMs, também conhecidas como proteção contra cópias, tentam controlar você e os jogos que você compra. Nós não acreditamos nisso - nenhum dos jogos do GOG possui DRM. Baixe, reinstale, faça cópias sem limites. Enquanto você sempre vai poder baixar seus jogos do site do GOG, você também poderá instalá-los em todos os computadores da sua casa, gravá-los em DVDs, HDs externos. Sem limites" (texto adaptado).

Entendeu o motivo do primeiro parágrafo do post?

Não tem como não gostar de uma política dessas. Se você pode fazer compras com cartão de crédito internacional, aproveite. Se você não pode, só de conhecer este site já aparece uma lista de bons clássicos para conhecer de graça. Aproveite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário