terça-feira, 3 de setembro de 2013

Wasteland 2 - Alpha Footage vs. Prision Level Demo

Eu realmente queria escrever alguma coisa sobre esses vídeos antes, mas achei que deveria dedicar meu pouco tempo livre do fim-de-semana para o SPJam, falar sobre um dos criadores de Mega Man aprontando das suas e a jogar alguma coisa de fato. Então, aqui estou eu, um pouco decepcionado com uma alteração de projeto, mas muito feliz por Wasteland 2 realmente estar ficando pronto.


Wasteland saiu em 1988 e é o jogo de computador que inspirou o desenvolvimento de vários outros RPGs eletrônicos. Dentre eles estão as franquias Fallout, Baldur's Gate, Icewind Dale, Planescape Torment, Neverwinter Nights, etc. Enfim, é o pai de um gênero de jogos de computador cujo representante mais recente (acredito eu) é a franquia Dragon Age.

Wasteland 2 é a continuação direta deste clássico que foi financiada via Kickstarter e está sendo desenvolvida pela inXile Entertainment.



********* SPOILERS ABAIXO!!! ***
Já há algum tempo (no dia 15 de fevereiro de 2013), saiu o primeiro vídeo de demonstração de Wastland 2, mostrando as mecânicas básicas escolhidas para o jogo. Neste vídeo, a seguir, são apresentadas algumas coisas interessantes: 


- logo no início, as facções das terras devastadas se apresentam para o jogador em transmissões de rádio (cheias de estática, provavelmente em AM... nóis Nerd pira!);
- no fim da transmissão, uma mulher pede ajuda no centro de agricultura;
- é ressaltado que uma das maiores preocupações para o desenvolvimento do jogo é a capacidade de configurar cada item da tela;
- aparece como podem ser iniciadas as batalhas: quando um inimigo percebe que você está próximo ou quando você ataca um NPC qualquer;
- as batalhas ocorrem em turnos e o chão é dividido em hexágonos (os fãs de GURPS pira!);
- barulho de tiros chama a atenção de inimigos que não estão na batalha;
- existe fogo amigo, então você precisa ter cuidado com onde posiciona os personagens que controla;
- fora da batalha existem obstáculos que podem ser ultrapassados utilizando diferentes habilidades (existem várias maneiras de passar por uma porta, por exemplo);
- a "janela de descrições" te dá dicas para resolver diferentes situações durante o jogo, o narrador avisa para estar sempre atento a ela;
- é possível fazer emboscadas chamando atenção de inimigos em uma direção e atacando pelos flancos;
- também é importante utilizar cobertura: esconder seus personagens atrás de obstáculos diminui a chance dos inimigos acertá-los com armas de fogo;
- os diálogos no jogo funcionam com um sistema de palavras-chave*; e
- os Rangers recebem sua primeira missão.


Semana passada, mais precisamente no dia 28 de agosto, foi colocado na rede o vídeo "Wasteland 2 Prision Level Demo". O vídeo pode ser conferido abaixo e ele mostra basicamente o seguinte:


- a prisão que aparece no vídeo era a base dos Rangers no primeiro Wasteland, mas foi tomada pela Milicia do Escorpião Vermelho. Por algum motivo, seus personagens tem que entrar nesse lugar;
- a primeira coisa que acontece é um encontro com Fred Darvis. Suas ações neste encontro possuem consequências de curto e longo prazo (duas coisas que os desenvolvedores frisam bastante): afeta os próximos minutos de jogo e também o que vai acontecer bem pra frente no desenrolar da história. No futuro, Fred pode aparecer com muito mais itens para vender e alguns guarda-costas, dependendo do que você fizer;
- o rádio possui uma grande importância no jogo, é o principal meio de comunicação nas terras desoladas. A primeira missão passada à sua equipe chega via rádio e é uma mulher pedindo ajuda a alguém chamado Elroy, você precisa descobrir a fonte da transmissão e ajudar a moça.
- descobrindo a fonte da transmissão, você encontra a mulher da mensagem, doente. O narrador diz que existem pelo menos quatro ações diferentes que podem resolver o problema: se algum dos seus personagens conhecer bastante medicina, ele pode tentar curar a guria; você pode procurar por Elroy; pode ir atrás de remédios para ela; ou simplesmente acabar permanentemente com o sofrimento dela;
- no vídeo, o narrador executa a moça doente. Isso é feito para mostrar que não existe medidor de moralidade no jogo. Suas ações refletirão em reações de outros personagens do mundo, não cabe aos desenvolvedores julgarem se você é bom ou mal;
- o sistema de palavras-chave* continua valendo;
- os NPCs continuam altamente reativos às suas ações;
- você pode resolver problemas de diferentes maneiras... por exemplo, para passar por um campo minado é possível guiar animais por ele de maneira que eles explodam as minas e não machuquem seus personagens ou perceber e desarmar as minas de alguma maneira;
- a mesma coisa conta para encontros com NPCs violentos: é possível evitá-los; e
- finalmente, o sistema de batalha parece o mesmo idealizado no primeiro vídeo, mas o chão aparece dividido em quadrados (os fãs de GURPS não curtiram), como num tabuleiro de xadrez. Aparentemente, esta alteração possui como objetivo aproveitar melhor o sistema de cobertura.

Agora só resta esperar. Em outubro vai ser liberada versão Beta de Wasteland 2 para testes e o Permadeth vai fazer de tudo pra conseguir e liberar informações valiosas a seus leitores!


*A base do sistema de palavras chave é que os jogadores irão construir uma biblioteca de palavras-chave através de intrações com NPCs e com o mundo. A lista de palavras chave começa vazia e conforme você fala com NPCs, eles revelarão novas palavras-chave para você. Se a palavra-chave revelada for só puder ser utilizada com aquele NPC, ela vai para uma lista local. Você vai poder escolher em que palavra-chave clicar da sua lista para navegar pelas conversas. Se a palavra-chave tiver importância além daquela conversa em particular, ela é colocada numa lista de palavras-chave regionais. Estas palavras-chave são de interesse da maioria dos NPCs que você encontrará na região. Uma terceira opção, que nunca será requerida, é que você digite alguma coisa - um pouco do sistema de Wasteland 1 neste jogo que está para ser lançado.

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