segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Duras escolhas na hora das compras...

Os preços e transformações monetárias presentes neste post são de 13/01/14 e podem variar de acordo com o momento em que ele é lido, seja num futuro distante ou num passado longínquo.

Atualmente tenho me divertido bastante com jogos Roguelike. Comprei Legend of Dungeon (LoD) na Humble Store e perdi algumas horas brincando nesse jogo em casa com meu primo. LoD é um jogo Beat Them Up, no mesmo estilo de clássicos da era 16 bits como Streets of Rage, Tartarugas Ninja, Final Fight, etc.


Mas o que esse jogo tem demais? E o que isso tem a ver com escolhas de compra?

Primeiramente, eu comprei Legend of Dungeon na Humble Store em uma promoção relâmpago. Acredito ter pagado 2 dólares por ele. Fazendo isso, eu pude ativar o jogo na Steam e ainda posso baixar sua versão DRM-Free (que não possui trava alguma, ou seja, é só baixar e instalar no computador, em qualquer computador da sua casa e em quantos computadores você quiser fazer isso). Assim, se você tiver mais de um computador em casa, não precisa comprar o jogo muitas vezes, você pode tê-lo no escritório, no lap-top, no computador da namorada (pra arranjar briga) e onde mais der na telha.




Ter comprado LoD na Humble Store foi bastante legal. Apesar dele não ter modo online ou nem dê pra jogar em rede, é possível que várias pessoas brinquem com ele no mesmo computador. Aí, eu passei o executável para o meu primo e, quando não estávamos jogando juntos, ficamos treinando para a hora em que estivéssemos. Isso meio que acabou porque eu tive que terminar o trabalho final da faculdade, mas a gente parecia criança de novo, como na época em que jogávamos Streets of Rage no Mega Drive.


Caso tivesse comprado LoD no Steam, provavelemente teria jogado muito menos e estaria sempre sozinho: exatamente o que acontece agora que eu estou em outra cidade e não tenho com quem jogar. O que me levou ao pensamento: que outro jogo possui elementos semelhantes mas permite que eu jogue online? A resposta, caros amigos, foi Risk of Rain (RoR).


O que os dois jogos tem de semelhante? (1) Eles apresentam elementos aleatórios em quase todos os sentidos, fazendo com que cada vez que você jogue tenha uma experiência distinta, e (2) não exigem muito das máquinas em que estão rodando (já que meu note queimou), apesar de LoD ser um dungeon crawler beat them up e RoR um side scroller.

No entanto, RoR leva vantagem sobre o concorrente em um aspecto: é possível jogá-lo em rede ou online. Aí, comprando RoR eu vou poder me divertir com meus amiguinhos, mesmo que esteja longe deles. Aí vem o tema deste post, porque na compra desse indie reside uma dúvida cruel: comprá-lo na Humble Store por US$ 10 (aprox. R$ 23,40) e ter acesso à versão DRM-Free ou pegá-lo por R$ 17 no Steam. Segue um vídeo, em português, falando do jogo:


E aí, o que fazer? Compro o jogo no Steam e fico jogando sozinho (ou só com meus amigos que gastaram dinheiro com isso) ou pego ele na Humble Store e ordeno meus irmãos mais novos e meu primo a instalarem no computador deles pra brincarem comigo? Dúvida cruel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário