quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Humble Indie Bundle X

O primeiro Humble Indie Bundle tinha essa ideia bem legal: pague o quanto quiser pra comprar um pacote de jogos indie e ainda ajudar instituições de caridade. Foi lançado em Maio de 2010 e foi um sucesso. Mais de um milhão de dólares arrecadados. Mais de cem mil vendas.


O sucesso foi tanto que outro pacote desses seguiu no mesmo ano. Depois, vários outros "Bundles" seguiram com ideias parecidas (Gala, Groupees, Royale etc), incluindo até o próprio Humble Indie Bundle, que criou outros pacotes com temáticas diferentes como o Android (que inclui versões de PC, Mac, Linux e Android), o Mobile (apenas Android), o Weekly (que dura apenas uma semana) e até lançou sua própria loja recentemente, a Humble Store. Resolveu até mudar o nome oficialmente para Humble Bundle, depois de ter feito um pacote especial para a agora defunta THQ.

Humble Bundle chega então à décima iteração da sua marca principal; 'Humble Indie Bundle X' foi lançado agora em janeiro de 2014 e não sem controvérsias.


Um dia antes do lançamento, foi postado no twitter que haveria uma oferta especial da qual eles só possuiriam mil cópias. No dia seguinte, Starbound estava sendo dado aos primeiros 1.000 consumidores que pagassem mais de US$ 9.99 pelo HIB X. As cópias desse jogo foram esgotadas em segundos. Logo depois, foi retirada qualquer menção de StarBound sequer aparecer no Bundle, mas as primeiras vendas deixaram a média de preço inflada devido a este jogo possuir preço mais elevado. Pode ter sido um gesto de boa vontade para se comemorar a décima edição do bundle, mas na minha opinião foi um modo de elevar artificialmente o preço do HIB X, a edição mais fraca dos Humble Indie Bundle 'numerados'. Agora vamos aos jogos! Apesar disso, existem dois ótimos games entre eles.

O primeiro deles é To The Moon, uma aventura feita em RPG Maker que é curta, mas emocionante. O jogo lida com a ideia de implatação de memórias felizes em pessoas que estão no leito de morte.


O segungo é Papo & Yo, onde a imaginação de um garoto, Quico, transforma uma favela da América do Sul num mundo mágico, o único jeito que ele tem para lidar com o 'Monstro', a representação de seu pai alcólatra. Pontos extras para a trilha sonora maravilhosa.


Então temos os jogos que são bons, mas não parecem se encaixar na lista de jogos maravilhosos que o HIB costuma trazer em campo. Joe Danger 2 e Runner2 são jogos em que seu personagem está correndo incessamente pela tela e é necessário escapar de obstáculos. Joe Danger é o melhor dos dois pois nele é possível fazer manobras para aumentar a pontuação, o que ajuda o jogo não cair na mesmice. Runner2 é simplesmente mais do mesmo: se você jogou o primeiro, já sabe o que esperar da continuação, exceto que agora existem checkpoints para compensar a dificuldade frustrante e o jogo roda em HD. BIT.TRIP já era fraco, então só recomendo Runner2 a quem gostou do primeiro.

Sobre os jogos restantes, Reus e Surgeon Simulator 2013, ainda não tive a oportunidade de jogá-los. Resta agora esperar pelos jogos que ainda vão aparecer neste Bundle e torcer para eles compensarem os títulos da seleção inicial.

Um comentário:

  1. Já comprei!
    Pra aumentar a pilha da vergonha no Steam...
    E esperando que saia alguma coisa legal nos jogos que são adicionados depois...

    ResponderExcluir