quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Entrando no mundo dos computadores...

Eu estou no mundo da informática e da programação desde 2001, quando comecei o curso técnico em informática e tinha 14 aninhos. Aí muita coisa do mundo dos computadores parece natural pra mim hoje em dia, mas conversando com um amigo acabei descobrindo que ando falando grego em alguns círculos sociais.

Na imagem: "Que canal é o Netflix?".
Imagem retirada deste site.

Jogos são softwares

Softwares são sequências de comandos lógicos interpretados pelos computadores que geram um comportamento desejado. Softwares são, geralmente, o que chamamos de programas e servem para diversas coisas: escrever textos (caso do notepad, do MS Word, do Open Office Writer), usar a internet (Mozilla Firefox, Google Chrome) e jogar.



Jogos são tipos específicos de software que servem para entretenimento. Então, a partir de agora, vou me referir a jogos como programas, abarcando assim um leque maior de possibilidades.

Imagem retirada do site do Desura.

Por que nós pagamos por alguns programas e por outros não?

Softwares são fruto do trabalho de pessoas e, assim, espera-se ganhar algum dinheiro quando se cria um programa. Então porque conseguimos alguns deles sem pagar nada e por outros nos cobram os olhos da cara?

Muitos programas são desenvolvidos sob filosofias de negócio diferente. Por exemplo, você pode pagar pelo MS Office ou utilizar gratuitamente seu concorrente, o Open Office, doar algum dinheiro aos desenvolvedores ou mesmo se envolver com o projeto como programador voluntário. Esses programas são financiados e conseguem lucro de maneira completamente distinta.

Não é simples, mas muitos modelos de negócio envolvendo software gratuito funcionam! Se não funcionassem, eles não seriam mais fornecidos aos usuários até os dias de hoje. Bom, vamos aos tipos de programas...


Software proprietário, não-livre, particular...
São os programas licenciados, aqueles pelos quais temos que pagar alguma coisa, seja para quem o desenvolveu, seja para quem o distribuiu.

Tirinha do site Vida de Programador.


Este modelo de negócio é o mais criticado entre os programadores, apesar de ser o mais utilizado. Ganhar dinheiro não vendendo o software diretamente é uma prática de mercado relativamente nova e, portanto, pouco conhecida e não explorada como deveria. É importante dizer que a maioria das pessoas tem dificuldade em entender como ganhar dinheiro com um software sem vender ele.


Software gratuito ou Freeware
É todo programa cujo uso é gratuito. Você pode usar qualquer freeware sem medo de estar colocando um programa pirata (yarghhh!) no seu computador. Aliás, você provavelmente está usando um para ler este texto! O Google Chrome e o Mozilla Firefox são dois ótimos exemplos de freeware: são programas que você instala em qualquer computador sem ter que pagar nada para ninguém.

Como esses dois conseguem dinheiro? Pense a respeito!

Sempre que eu fico sabendo de algum bom jogo gratuito, eu ponho aqui no blog. Normalmente eles são freewares.

E, por fim, o mais "complicado".
Software Livre ou Free Software
Este tipo de software não só é gratuito, como possui seu código é aberto para o acesso de quem quiser acessá-lo. Por exemplo, se um determinado software livre não funcionar no seu computador, você pode baixar o código e arrumá-lo (claro, se você conhecer programação).

Além disso, se você utilizar parte de um software livre para fazer outro programa, você não pode receber dinheiro por este último. Tentar vender um software que contém parte de um software livre é tentar vender o trabalho de outra pessoa. Coisa feia.

O software livre mais famoso que existe é o Linux e existem várias adaptações dele: Debian, Ubuntu, Fedora, Arch Linux, entre diversos outros e, o último grande anúncio ligado à uma nova versão do Linux é o SteamOS, que será lançado pela Valve.

Entendeu porque eu escrevi este post? Esta para ser lançado um sistema operacional gratuito que quer transformar seu computador em um console! Além disso, empresas que vendem computadores vão continuar cobrando pelo Windows que normalmente vem pré-instalado nas máquinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário