sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Um problema geral - memória interna do Android - A Jornada!

Um problema que aflige a todos (ou quase todos) os usuários de Android é a falta de memória interna dos celulares, principalmente porque os fabricantes insistem nos mandar os aparelhos com diversos aplicativos "nativos".

Chamo esses programas de "nativos" desse jeito, entre aspas, porque eles não são necessários para o funcionamento dos aparelhos. Um bom exemplo são jogos malditos que já vem instalados, ocupam um espaço enorme na memória interna do aparelho e você não pode se livrar deles.





Como eu não tenho computador pra brincar, me resta ainda o celular. Eu possuo um Wei One - comprei um celular baratinho porque nunca pensei que gastar mais de R$ 500 num aparelho fosse boa ideia (e também nunca tive esse dinheiro pra fazer isso) e porque costumo brincar de programador em alguns aparelhos tecnológicos, fazendo com que eles parem de funcionar até que eu, depois de muitas pesquisas e muitas tentativas frustradas, consiga arrumá-lo.

Esta postagem vai ser construída aos poucos. Eu vou colocar a hora que eu comecei a escrever alguma coisa e vou adicionando texto. Vai ser divertido. Se alguém quiser ir acompanhando e comentando, eu leio e nos divertimos juntos enquanto eu faço meu celular parar de funcionar pra sempre.





Sim, a aventura vai começar!


Bom, vamos lá!

18h40 - Começando a procurar páginas que ensinam a virar root no Android.

18h42 - A imagem do Android que eu coloquei no começo do post não está funcionando... vou arrumar e depois começo a busca por páginas que ensinam a virar root no Android.

18h43 - Android arrumado... eu percebi como ele parece um canadense nos desenho South Par.

18h45 - Entrei nessa página aqui. ela é o primeiro resultado do Google quando se busca por "root android". Vamos ver se eu consigo fazer tudo funcionar de primeira. Murphy já está se aquecendo para tirar o sorriso bobo do meu rosto.

A sua lei me persegue, Sr. Murphy... estou com medo.


18h51 - Esse tutorial manda eu fazer backup do celular, ou melhor, das bibliotecas que ele usa. Não tenho a menor ideia pra que servem essas bibliotecas... acho que faz com que o Android interaja com os recursos de hardware do aparelho. Vou tentar fazer backup das bibliotecas, vai que dá algum problema.

18h54 - Bom, a internet aqui não é muito rápida e eu preciso baixar 450 Mb para rodar o Android SDK pra fazer o backup... ¬¬ eu volto em meia hora. Acho que nem tem muita gente acompanhando o post mesmo. Bom, vou colocar umas imagens entre alguns dos parágrafos do post. Vai ficar bonitinho. Depois tomo um banho e então, só então, esperarei uns 10 minutos pra terminar de baixar a coisa e eu continuo a diversão!

 Já posso sentir a diversão.

19h07 - Meu irmão deve ter ouvido eu falado em tomar banho e correu fazer isso antes de mim. Então eu comecei a pensar: não seria melhor eu procurar uma ferramenta que faça o backup das bibliotecas. Comecei a fazer isso.

19h13 - Descobri que existe uma ferramenta que chama ultimate backup tool para Windows. Estou procurando e baixando

 Assistindo ao anime Serial Experiments Lain eu aprendi que quando a gente vai mexer com computadores é melhor usar o mínimo de roupas possível. Isso faz com que você absorva menos eletricidade estática!
E não! Antes que algum engraçadinho fale, eu não tenho queda por lolitas japonesas.

19h34 - Tomei banho e vou testar a ferramenta de backup.

19h41 - A ferramenta de backup não funcionou e, além disso, no menu de drivers não dá pra fazer backup dos drivers, só baixar drivers de grandes fabricantes (motorola, nokya, etc; etc = end of thinking capacity).

19h43 - Tentei o Cyanomod mas aparece que eles não dão suporte ao meu modelo de aparelho. Vou tentar o cyanomod no aparelho do meu irmão pra ver o que acontece (ele também sofre de problemas de memória interna).

20h04 - cansei de procurar drivers e ferramentas de backup. Murphy vai me pegar, mas eu vou tentar desinstalar as porcarias da memória interna do meu celular. De quem foi a ideia de gênio de colocar o aplicativo de mapas dentro da memória interna do aparelho? Sério, o programa fica se expandindo toda vez que carrega mapas novos...

Tirei uma foto minha de cuequinha. A roupa que eu uso pra mexer no pc pra não ficar carregado de estática.

20h30 - nada parece dar certo. Desisti temporariamente.

2 comentários:

  1. Algo que eu aconselho você a fazer é não apenas rootear seu aparelho, mas também instalar uma imagem do android "stock", que vem sem bloatware nenhum.

    Se estiver disposto a instalar uma rom customizada, sugiro pra você a cyanogenmod (http://www.cyanogenmod.org/) que é bem leve e o processo de instalação é facil

    Agora, é possível que você tenha um bom tanto de trabalho em encontrar uma rom pro seu celular chines, considerando que é possível até que ele não seja um aparelho oficialmente reconhecido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente, muito obrigado pela participação, Xikão!
      Eu estava pensando nisso. Acabei de baixar o Ultimate backup Tool e se eu conseguir fazer backup de todos drivers, com certeza tento instalar uma versão mais nova do Android... só quero ter certeza de fazer o backup do cel como está antes de fazer estragos maiores.

      Excluir