sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Alvo: Spelunky!

Derek Yu, mente criativa por trás de Spelunky e com participação na criação de Aquária, respondeu críticas do seu trabalho feitas no canal do Youtube FeminineFrequency (ou "Frequência Feminista") de maneira razoável e a comentários de pessoas da internet muito bem.

A série de vídeos se chama "Damsel in Distress: Tropes vs Women in Video Games" (ou, numa tradução livre, "Donzelas em Perigo: Alegorias contra Mulheres nos Videogames") e o objetivo dele é mostrar como as mulheres são representadas nos jogos. O primeiro dos três capítulos pode ser conferido abaixo.




Mensagens civilizadas foram trocadas entre o criador de Spelunk e a garota do canal feminista:
Derek Yu (Tradução livre): O último vídeo de Alegorias contra Mulheres mostra tanto Aquária (como um exemplo positivo) quanto Spelunky (como negativo)!
Anita (Tradução livre): Pra você saber, eu jogo Spelunky o tempo todo e acho que é um jogo da hora (tirando o papel da donzela).

Eu gostaria que essa troca de mensagens fosse tudo que aconteceu, mas alguns usuários da internet se ofenderam com o vídeo (afinal, não se pode falar mal do que as pessoas gostam, não é?).

Acabei de ser irônico.

Enfim, apareceram alguns comentários bastante ofensivos, mas a maioria deles foi bem respondido por Yu e pode ser conferido no site Reasonable Responses to the Unreasonable, que também serviu de fonte para este post.

Aproveitando a chance, seguem alguns dos jogos que aparecem nos vídeos "Donzelas em Perigo: Alegorias contra Mulheres nos Videogames":

SPOILERS ABAIXO!

Spelunky


Neste jogo, você desbrava cavernas em busca de tesouros e resgata donzelas. Existe uma versão gratuita para celular e foi lançada esta semana uma nova versão paga do jogo.

Aquaria


Esse jogo é densamente focado em exploração e resolução de quebra-cabeças (puzzles! Eu nunca me canso disso). Você basicamente faz isso para descobrir seu passado e salvar seu grande amor.

Braid


Braid! Uma das melhores homenagens a Mario já feitas! Esse jogo é simplesmente sensacional. Nele existem duas grandes tramas: o que aconteceu para o mundo ficar do jeito que está e a história pessoal do protagonista. Pra não estragar a surpresa de quem for jogar, basta dizer que perseguindo a donzela tempo demais, você se torna o vilão.

O Segredo da Ilha dos Macacos

Pule para 2min50seg

Nesta aventura de apontar e clicar você é Guybrush, um cara tentando se tornar um grande pirata. Para isso, é necessário resolver vários quebra-cabeças (puzzles!) e desafios. Por fim, o capitão pirata LeChuck rapta Elaine, sua namorada, para se casar com ela. Quando Guybrush vai salvar a donzela em perigo ele só atrapalha, porque a guria já tinha tudo resolvido...

Nenhum comentário:

Postar um comentário