segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Bundles (Pacotes)

Este post eu dedico a boa parte dos meus amigos que joga computador mas nunca ouviu falar dos Pacotes de jogos (ou Bundles).


Bem, na linguagem de mercado, pacotes de produtos (product bundling, obrigado, Wikipedia) é uma prática onde vários produtos são vendidos em conjunto, como se fossem uma única coisa. No mundo do software essa é uma prática super comum (por exemplo: são vendidos um editor de texto, um editor de planilhas e um editor de banco de dados num único pacote de escritório). Em cadeias de fast food também, os famosos combos não são mais que um pacote de produtos vendidos como um só. Enfim, muitas vezes os pacotes podem receber outro nome, como combo, compilação, antologia e o que mais vier a mente dos publicitários responsáveis pela venda.

No mundo dos games existem os mais diversos bundles. Muitos deles vendidos por grandes distribuidores digitais (como o Vapor e a Amazon), mas existem também aqueles focados em vendas menores, os Bundles de jogos independentes. E esses sim, são interessantes!

Primeiro, os pacotes de jogos independentes são mais baratos! Em média, na compra desses bundles, você paga US$ 1 por jogo. Vale a pena dar uma conferida num jogo original em que você pagou somente um dólar, não.

Num segundo plano, o desenvolvimento dos jogos independentes normalmente é pioneiro em alguns conceitos que não são aplicados no desenvolvimento de grandes títulos. Mas eu não vou continuar essa discussão aqui.

Para você ter ideia, o primeiro pacote vendido no Humble Indie Bundle tinha os jogos World of Goo, Aquaria, Gish, Penumbra: Overture, Lugaru HD e Samorost 2 e o preço médio pago pelos compradores foi de US$ 9,18 pelas cópias digitais destes jogos (muitas vezes acompanhadas de chaves do Steam).

E, se esse assunto te interessou, segue a lista de bundles de jogos independentes (retirada do IGB). Quem sabe passeando por estes sites você encontra um jogo que estava procurando e, muito melhor que isso, acha bons jogos que não estava procurando!

Humble Bundle

Nenhum comentário:

Postar um comentário