terça-feira, 29 de outubro de 2013

Magic: The Gathering - Indie Cube Set

Algumas figuras do mundo dos jogos indie (independentes) se juntaram e fizeram um set paródia de cartas de Magic - The Gathering. O resultado, em minha opinião, foi muito bom. Mas, a tropa do "politicamente correto" (entre aspas aqui sim! Mais abaixo eu explico o porquê) atacou e, ao entender que estavam ofendendo pessoas, os criadores da brincadeira decidiram tirar ela do ar.





Foram, no total, criadas 360 cartas com piadas acerca do cenário de criação de games em língua inglesa e japonesa. Além disso, foram criadas também algumas habilidades que balancearam o poder dessas cartas, para os jogos com elas ficarem mais divertidos. Mas, assim que colocado no ar, o Indie Cube recebeu pesadas críticas, pediu desculpas e saiu da internet.

Se você quiser ler o que foi dito sobre as cartas em questão (em inglês), clique aqui. A resposta de Laura Shigihara, uma das criadoras do Indie Cube e compositora de trilhas sonoras para jogos, está aqui, também em inglês.


Pra mim não houve diálogo. Não deixaram as pessoas se explicarem e, francamente, quem perdeu fomos nós: quem gostaria de brincar com este set indie de Magic mas só ficou sabendo dele depois que já estava fora do ar.

E o "politicamente correto" ali em cima teria sido politicamente correto de verdade se, como aparece no no início de uma ótima série de vídeos do Canal Feminist Frequency, tivesse mantido a máxima: Please keep in mind that is even possible and necessary to simultaneously enjoy a peace of media while also been critical of it's problematic or promiscuous aspects (tradução livre: "Por favor, mantenha em mente que é tanto possível como necessário aproveitar uma mídia qualquer enquanto, simultaneamente, ser crítico sobre seus aspectos mais problemáticos").

Uma pena que nem todo mundo pense assim... fico muito triste que muitas pessoas simplesmente façam críticas que destroem o trabalho alheio porque se sentem ofendidas por algo que, ao menos é o que parece neste caso, nem ao menos entendem.

Se você gostou da ideia dos caras, pode dar uma olhada em algumas cartas: eu estou postando abaixo todas as que encontrei na net. A maioria delas eu tirei deste site, que eu acredito estar em alemão...


























































Nenhum comentário:

Postar um comentário