sábado, 10 de agosto de 2024

Flesh and Blood TCG - Classe: ninja; herói: Zen

 E logo depois de xingar muito o Zen no Twitter, bora escrever um texto falando de como ele joga porque um player novo pediu.

Mas primeiro, bora falar da classe, vamos falar de Ninjas!

(texto não revisado e escrito às pressas... qualquer reclamação nos comentários que eu corrijo a hora que der tempo)

NINJAS

A estratégia principal dos ninjas de Flesh and Blood é usar vários ataques com go again no mesmo turno, gerando uma grande corrente de ataque com alguns efeitos on hit (algumas cartas têm efeitos quando causam dano ao adversário).

A ideia é causar muito dano e tentar fazer com que seu adversário defenda os ataques que menos importam. Para fazer isso, existem cinco heróis: Benji, Fai, Ira, Katsu e Zen.


Infelizmente o ponto fraco dos ninjas é a defesa: muitas das cartas dessa classe ou mesmo as cartas genéricas mais usadas só defendem 2, o que limita bastante a estratégia: antes de defender, você vai querer pensar muito bem como vai ser o seu turno e, ainda sim parar pra pensar se vale a pena defender com uma carta que vai impedir você de perder 2 pontos de vida, mas vai ameaçar mais dano ao seu adversário.

E, dentro disso, nós temos 3 ninjas puros (Katsu, Ira e Benji), um ninja dracônico (Fai) e um ninja místico (Zen).

Considerando somente estes heróis, isso quer dizer que todos eles podem usar cartas de ninja e genéricas, mas cartas somente dracônicas e cartas de ninja dracônico só podem ser usadas pelo Fai; e cartas somente místicas e cartas de ninja místico só podem ser usados pelo Zen.

ZEN (jovem) e ZEN, DOMADOR DO PROPÓSITO (VELHO)


O Zen é um ninja místico cuja habilidade é: "instantânea uma vez por turno - três Chi: crie um Crouching Tiger na sua mão, busque no seu deck uma carta com combo, bana ela e embralhe. Você pode jogar a carta banida até o final do turno" e o Crouching Tiger é uma carta com ZERO de ataque, nada de dfesa e com go again. Além disso, seu deck não começa com nenhum Crouching Tiger, o tigrinho tem que ser criado por outras cartas.

Então nós temos 2 partes do heróis para analisar com calma: sobre os Crouching Tiger e que palhaçada de jovem místico é essa?

Primeiro veja a carta Crouching Tiger e pense comigo: "Nossa! Que carta ruim!".

Sim, Crouching Tiger é uma carta que sozinha é muito ruim. Sozinha ela não faz nada. Então, para entender o valor dela, precisamos ver outras cartas:


Existem algumas cartas que possuem a palavra-chave combo e passam a ser melhores se forem jogadas depois de Crouching Tiger. Por exemplo: Qi Unleashed mais 4 de poder, Pouncing Qi ganha mais 1 de poder e go again e Chase the tail ganha go again e dá mais 3 de poder para o próximo Crouching Tiger que você jogar nessa sequência de ataques (corrente de combate).

Fora isso, tem outras cartas que aumentam o poder de um Crouching Tiger que for jogado depois delas:


E é necessário jogar outras cartas para criar os tigres, como é o caso de:


E como seria um turno de ataque do zen? Bom, vamos ver. Comecemos fazendo de conta que a sua mão e o seu arsenal consiste das seguintes cartas:

Nesse exemplo, você está com 4 cartas na sua mão. Você começa atacando com Biting Breeze: é uma carta que gera um tigre se causar dano ao adversário, mas você não precisa desse tigre, então você usa ela para fazer o adversário gastar uma defesa.

Depois você ataca com Harmony of the Hunt pitchando Tiger Form Incantation, ameaçando 3 de dano e criando um tigre na sua mão.

Em terceiro, joga o Tigre batendo zero mesmo e em seguida, Qi Unleashed, que vai receber mais 4 porque foi jogado depois do Crouching Tiger.

Nesse exemplo, com as 4 cartas da sua mão você ameaçou causar 13 de dano no adversário.

E agora vamos falar do jovem místico.


A coleção Part the Mistveil [Partindo o Misto Velho] adicionou ao jogo o talento "místico". Existem cartas deste talento que quando jogadas no mesmo turno que outra carta azul são transformadas e viram um novo tipo de recurso, o recurso azul ou Chi. O Chi é uma carta azul que pode ser usada para pagar o recurso normal (vermelho) e o Chi (recurso azul). No caso do sem, em especial, o Chi pode ser usado para ativar a habilidade do Zen, criar um tigre na mão e buscar uma carta com combo.


Depois que essas cartas são tranformadas em Chi elas perdem todas as habilidades e só podem ser usadas para pitchar.

Normalmente, quando você usa a habilidade do zen, você vai buscar uma carta que em conjunto com o que sobrou na sua mão vai fazer você criar uma sequência de ataques que completar uma sequência de combo.

E eu acho que é isso. Se faltou alguma coisa importante, por favor, me avise para que eu possa completar esse texto. Bom jogo e boa diversão a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário