terça-feira, 18 de fevereiro de 2025

A Estratégia da Nintendo, Microsoft e Sony no Mercado de Games: Concorrência ou Coexistência?

Você não precisa ficar parado na frente da televisão para jogar no Nintendo Switch. A portabilidade do console permite levá-lo para qualquer lugar, o que explica por que tantas pessoas optam por ter apenas um Switch. A estratégia da Nintendo deu certo, e isso não é novidade. Mas o que realmente importa é como a Nintendo, desde o Wii, deixou de competir diretamente com a Sony e a Microsoft, focando em nichos de mercado que as outras empresas não disputam.


A Nintendo e Seu Nicho de Mercado

A Nintendo não está mais na guerra tradicional de consoles. Em vez disso, ela conquistou um espaço único, especialmente com o sucesso do Switch. Enquanto a Sony e a Microsoft brigam por gráficos ultra-realistas e poder de hardware, a Nintendo apostou na portabilidade e em experiências de jogo únicas. Essa estratégia permitiu que a empresa acessasse mercados que as concorrentes ignoram, como jogadores casuais e famílias.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025

Estratégias de Sony, Nintendo e Microsoft - Estamos vendo nascer um oligopólio?

Esta história começa na sexta geração de videogames.


Durante meu ensino médio, uma piada que eu ouvi mais de uma vez sobre esse período foi que você tinha o Xbox original, com o qual você jogava até bastante coisa e ele seria a sua esposa; o PS2, que em se falando de jogos, daria pra fazer tudo, então o console da Sony seria equivalente a uma amante; e também tinha o forninho da Nintendo, o Gamecube.


Hoje essa piada não tem graça, mas na época eu ri bastante porque era um adolescente bobo e não conhecia ninguém que tivesse um Gamecube. Depois que a gente terminou essa etapa dos estudos, eu lembro de um amigo meu ter comprado um. Mas acho que foi no fim da geração.


Enfim, o que a Nintendo fez na geração seguinte, a sétima, foi o começo do processo que nós estamos vendo hoje e a justificativa da mudança de estratégia da Microsoft.


Vamos conversar sobre isso?

sábado, 15 de fevereiro de 2025

O que EU ACHEI do State of Play da Sony/2025

Esta semana, acho que dia 13 de fevereiro de 2025, eu sinceramente não me importo com a data precisa, fizeram o State of Play da Sony e foram apresentados trailers de vários jogos. Acredito que "apresentados" seja a palavra errada. "Jogados ao vento" seria muito mais adequado.


Nada me empolgou. E talvez essa conversa não seja somente sobre os jogos apresentados.


Será que é porque eu não gosto de games? Acho que não, eu já fechei 6 jogos sé este ano de 2025 (estamos em fevereiro).


Em primeiro lugar, o que eu espero de um State of Play é pelo menos um jogo que me faça querer comprar um console. Não que eu vá, de fato, comprar um console, já que R$ 2500 não caem do céu.


Mas, mesmo que vendo os trailers eu não tenha vontade de comprar um console, eu espero que, pelo menos, me dê vontade de comprar um jogo preço cheio.


Isso não aconteceu.


Tudo isso pode ser porque eu voltei a acompanhar o mundo dos games a pouco tempo. Ou talvez porque agora, depois de adulto, entrando nos quarenta, eu finalmente estou começando a entender o meu perfil de jogador. Bora dar uma olhada nos títulos e acompanhar meus pensamentos sobre o assunto.