Esta história começa na sexta geração de videogames.
Durante meu ensino médio, uma piada que eu ouvi mais de uma vez sobre esse período foi que você tinha o Xbox original, com o qual você jogava até bastante coisa e ele seria a sua esposa; o PS2, que em se falando de jogos, daria pra fazer tudo, então o console da Sony seria equivalente a uma amante; e também tinha o forninho da Nintendo, o Gamecube.
Hoje essa piada não tem graça, mas na época eu ri bastante porque era um adolescente bobo e não conhecia ninguém que tivesse um Gamecube. Depois que a gente terminou essa etapa dos estudos, eu lembro de um amigo meu ter comprado um. Mas acho que foi no fim da geração.
Enfim, o que a Nintendo fez na geração seguinte, a sétima, foi o começo do processo que nós estamos vendo hoje e a justificativa da mudança de estratégia da Microsoft.
Vamos conversar sobre isso?
A sexta geração de videogames, que tem como principais representantes o Playstation 2, o Xbox original e o Gamecube, marcou época e influenciou muita coisa até hoje. Mas além disso, foi a última geração em que as 3 grandes marcas de consoles caseiros concorreu entre si para o mesmo público, principalmente em relação a quem tem o melhor hardware e, consequentemente, os melhores gráficos.
Na sétima geração, onde tivemos o Xbox 360, o Playstation 3 e o Wii, somente Microsoft e Sony continuaram a concorrer entre si como no período anterior, enquanto a Nintendo decidiu adotar outra proposta. Na verdade, acho que o termo correto seria retornar às raízes, que foi usar pensamento lateral com hardware amadurecido, filosofia que já tinha sido aplicada no desenvolvimento de outros consoles como o Gameboy, mas que foi meio deixada de lado na criação do Nintendo 64 e, depois, do Gamecube.
Continuando: o Wii foi criado para ser fácil jogar videogame, pra você convidar pessoas que nunca jogaram e elas se divertirem porque é tudo muito fácil e intuitivo. Claro, os jogos eram bons também. Acredito que o período de vida útil do Wii foi o momento em que eu vi pessoas de faixas etárias mais avançadas que não jogavam videogame pegando no controle pela primeira vez.
E isso foi um ponto fundamental para o que está acontecendo agora.
Sony, com o Playstation 3, e Microsoft, como Xbox 360, passaram a disputar o mesmo público, já que as propostas dos seus consoles eram mais ou menos a mesma: ter o melhor hardware para jogar os jogos com os melhores gráficos. Pra quem lembra da época é só buscar na memória que vai lembrar que toda vez que saia um jogo multiplataforma, tinha vídeo no Youtube comparando o gráfico dos dois.
Enquanto isso a Nintendo estava atendendo outra fatia de mercado, já que a potência gráfica do Wii era semelhante à de um Playstation 2.
O que tem que ficar claro disso é: a Nintendo não estava disputando a mesma fatia de mercado que a Sony e a Microsoft. Enquanto Xbox 360 e Playstation 3 concorriam entre si, a Nintendo possuía monopólio sobre o próprio mercado: a experiência, os controles, os jogos do Wii eram únicos do Wii. Não existia outro lugar que você poderia ter tudo isso.
E deu muito certo. Tanto que tentaram repetir com o Nintendo Wii-U, mas falharam miseravelmente. O Wii-U foi uma sequência de erros que vão desde o nome do aparelho até escolhas ruins de design.
Então, enquanto PS4 e Xbox One concorriam entre si, o Wii-U apanhava sozinho numa briga sem fim contra si mesmo.
Depois disso, em 2017, a estratégia da Nintendo se mostrou a melhor possível ao unir seu portátil com seu console de mesa no Nintendo Switch, o segundo console mais vendido da história. E, mais uma vez, enquanto Sony e Microsoft concorriam entre si, a Nintendo jogava sozinha, vendendo para o seu público específico sem se importar com a concorrência.
Basicamente, desde sétima geração, desde o Playstation 3 e Xbox 360, Sony e Microsoft têm concorrido entre si enquanto a Nintendo está jogando sozinha.
A maioria das pessoas compra um Playstation ou compra um Xbox. Dificilmente vai ter os dois. Mas tem muitas pessoas que têm uma destas duas plataformas, mas compra um Nintendo Switch. Fora que, se você parar pra pensar, você não precisa ficar parado na frente da televisão pra jogar Switch, você pode levar ele com você para qualquer lugar, então ainda mais gente tem só o console da Nintendo mesmo.
Muito bem. Tudo legal. A estratégia da Nintendo deu certo e nada de novo foi dito neste texto.
O fato importante é que, adotando essas estratégias, desde o Wii, a Nintendo, na prática, não tem funcionado como concorrência para Sony e Microsoft. Isso permitiu que ela tivesse acesso a fatias do mercado que as outras empresas não estão disputando com ela. E agora a Microsoft está adotando uma estratégia com o mesmo conceito: pegar para ela fatias do mercado que ela não precisa disputar com a Sony nem com a Nintendo.
Playstation 3 contra Xbox 360, Playstation 4 contra Xbox One e Playstation 5 contra Xbox series S/X. A Microsoft meio que perdeu a guerra dos consoles três gerações seguidas. Não estou dizendo, em nenhum momento que os consoles da Microsoft sejam piores que os da Sony, só que venderam menos e, boa parte das vezes, não tiveram exclusivos que faziam a maior parte da galera querer comprar um videogame.
E, por mais que os atuais líderes da Sony tenham tomado muitas decisões erradas sobre a produção de jogos, afinal de contas, em 2024 e início de 2025, 8 jogos como serviço foram cancelados pela dona do Playstation 5. Ainda sim, a plataforma japonesa vendeu mais que o dobro do seu concorrente: 70 milhões de Playstations 5 contra 32 milhões de Xboxes series S/X.
Só que agora, tudo é um Xbox!
O que eu quero dizer com isso é que a estratégia da Microsoft mudou: ela não vai deixar de fabricar os consoles Xbox, mas a ideia agora é vender jogo e vender assinatura de jogos. Colocando de maneira bem simples e em tópicos pra ficar ainda mais fácil de entender:
1. se você não tem console, pode jogar em qualquer lugar usando o Xbox Cloud Gaming; ou
2. você tem um Xbox: pode assinar o Game Pass ou comprar jogos de qualquer um dos estúdios de games que a Microsoft comprou. E cada vez mais lançamentos estão aparecendo no Gamepass em seu primeiro dia;
3. você tem um PC: também dá pra assinar o Game Pass, comprar os jogos da loja da Microsoft ou de qualquer outro serviço que vende jogos (Steam, Epic Games, GoG, Nuuvem, etc). Afinal de contas, se você comprar da Microsoft diretamente, 100% do dinheiro vai pra ela, mas se comprar de outro lugar, 70% vai pra ela; ou
4. você tem um console que não é da Microsoft: vai pagar preço cheio e 70% do valor vai pra dona do Xbox.
O objetivo agora não é mais vender console, até porque console dá prejuízo. O objetivo é ter uma quantidade tão ridiculamente grande de jogos que para você ter acesso a praticamente qualquer título, vai ter que pagar a dona do Windows. E isso está sendo feito de diversas maneiras.
O Gamepass está virando a Netflix da assinatura de jogos. Pode até ser que não seja o primeiro serviço de assinatura pra jogos, mas já é a referência.
E eles já deixaram claro: os jogos vão ser lançados da maneira que renderão mais dinheiro. Se um jogo estiver disponível no Gamepass no seu lançamento, isso quer dizer que ele vai gerar mais dinheiro assim. Se não estiver no Gamepass, olha só, isso quer dizer que a Microsoft vai ganhar mais dinheiro vendendo ele individualmente. Isso vai ser feito usando modelos de previsão econômicos e se você quiser que eu entre nesse assunto, escreve aí nos comentários.
Já o console Xbox se encaixa na estratégia de maneira multifacetada: se mantém como o local onde o lucro é maior; impede que outras empresas consigam monopólio sobre o mercado de consoles; e também mantém outras empresas em cheque, caso decidam por alguma estratégia que acabe por prejudicar a Microsoft na venda de jogos em suas plataformas.
Então, apesar de não ser mais o centro da estratégia da divisão de games da Microsoft, os consoles Xbox vão continuar a existir, pelo menos na próxima geração, que virá depois agora dos Xbox series S/X.
Pra concluir, a Nintendo focou em portabilidade, a Microsoft, na produção, venda e assinatura de jogos e a Sony no console dela. A concorrência entre elas se tornou marginal, extremamente pequena e ordens de grandeza menores do que suas receitas.
Se você comprou um Playstation 5, pode pagar valor cheio e jogar Forza Motorsport. A Microsoft ainda vai receber 70% do que for desembolsado. A Sony ainda vai ganhar 30% dessa venda. Elas não precisam mais brigar entre si.
Vendendo nos consoles Sony, a Microsoft acaba de ganhar um público de 70 milhões de pessoas para os seus jogos e a Sony vai ampliar a quantidade de jogos disponíveis absurdamente, aumentando as vendas.
E quem perde com isso somos nós, consumidores. Porque quando a concorrência diminui, diminui também a qualidade e aumentam os preços, afinal, se você quer o produto, não tem opção e as empresas que controlam a oferta vão aproveitar esse fato.
Sobre esta última parte, eu realmente espero estar errado, afinal eu espero que as coisas melhorem para a comunidade e ela cresça. Além disso, surgem no horizonte novas empresas que estão, devagar, entrando neste mercado: várias fabricantes de hardware estão fazendo seus portáteis (Asus, MSI e Lenovo, por exemplo), a Steam também começa a crescer com suas Steam Machines e o novo Steam OS e as chinesas estão cada vez melhores.
Mas aí é outra história que eu ainda preciso estudar para começar a entender.
Obrigado pra você que leu até aqui.
Eu acabo tendo um pouco de conhecimento de economia porque tinha matérias sobre isso na faculdade, por isso meio que percebo o que está acontecendo, mas talvez não consiga expressar tão bem assim, já que não é exatamente a minha área. Se você puder adicionar algo ou corrigir algum trecho, por favor, faça isso aí nos comentários.
PS: Só pra dar uma cutucada na Bethesda: desde Skyrim eles não fazem um jogo decente. Daí fizeram uma manobra com Starfield pra Microsoft comprar a Zenimax (que é dona da Bethesda) ameaçando fazer o jogo ser exclusivo de Playstation. Vendeu bastante mas eu acho os títulos da Obsidian melhores, então agora que os dois estúdios são da Microsoft, EU ACHO (e torço bastante) que a Obsidian cresça e passe a Bethesda.
PS2: Vou publicar um resumo feito por IA deste texto só pra ter mais audiência no blog.
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