No início dos anos 1990 ou final dos anos 1980, sinceramente não me lembro nem me importo, porque só fui ouvir e entender depois de adulto no final da década de 2000, a banda Megadeth lançou o álbum Peace sells...but who's buying e, nele, a música principal seria Peace Sells. O título do álbum, que também é o refrão da música seria alguma coisa como, numa tradução livre, "Paz vende... mas quem está comprando?" ou "[...] quem cai nessa?". Eu acho um trocadilho interessante.
A música é uma crítica ao sistema, ao julgamento que os outros fazem de nós, ao mundo materialista, aonde as pessoas se preocupam demais com dinheiro e aparências. Estamos cheios de problemas e, ainda por cima, querem nos vender as soluções ou passar a ideia de que está tudo bem.
Mais de 30 anos depois e continuamos com os mesmos problemas, só que, agora, querem nos vender ódio. Se possível, não compre, não caia nessa.
Dito isso, em algum momento eu prometo que vou falar de Avowed.
No atual estado das redes sociais e do algoritmo, o ódio engaja.
As redes sociais querem te manter acessando o conteúdo durante a maior quantidade de tempo possível e, para isso, cada uma delas usa o seu algoritmo.
O algoritmo é um código que escolhe que conteúdos você vai ver numa determinada rede social de acordo com o que você já viu, com o que você interage curtindo, descurtindo, comentando e compartilhando; junto com isso também tem a análise do seu perfil, ou seja, seu sexo, faixa etária, classe social, lugares que frequenta, onde mora, jeito que digita e vários outros dados que a maioria das pessoas nem tem ideia.
No Facebook, Instagram e Tik Tok, basicamente, o algoritmo é o que seleciona tudo que vai aparecer na sua timeline; no Youtube, o algoritmo seleciona todos os vídeos que aparecem na sua tela sem que você busque por eles.
Concluindo esta parte: o objetivo do algoritmo é mostrar conteúdos que você vai querer ver o tempo todo, fazendo com que você fique horas naquela rede social. Além disso, você vai gastar ainda mais tempo do seu dia e atrair mais pessoas para uma rede social se você engajar com o conteúdo.
De maneira simples, quando você comenta, fica mais tempo ali e ainda segura pessoas que vão ficar mais tempo lendo o seu comentário; quando um conteúdo é muito curtido, mas gente vai consumi-lo até o fim; e compartilhamentos trazem mais usuários. De maneira mais resumida do que certa, acho que é assim mesmo.
Somado a isso, não tem nada que engaje mais do que o ódio. Então vamos, finalmente, falar de Avowed com foco em vídeos do Youtube e, pra isso, nós vamos dar uma olhada nesses vídeos:
Começando: eu não quero atacar nem criticar nenhum canal específico, então eu apaguei as partes da imagem que identificariam eles. Eu não tenho nada contra esses canais, inclusive porque publicar vídeos é o trabalho dessas pessoas e, assim, é meio que obrigatório buscar maior audiência para garantir seu sustento. Meu problema é com os algoritmos das redes sociais e como eles tornam o ódio a melhor ferramenta para se conseguir audiência.
Se você quiser ir e procurar esses vídeos, está por sua conta e risco. Eu não indiquei nem falei que são ruins e nem que estão errados.
E vamos aos competidores: do canal número 1, com 2 milhões de visualizações "Avowed é uma falha colossal"; canal número 2, com 484 mil visualizações "Avowed é uma falha do nível de Concord"; canal número 3, com 295 mil visualizações, "O movimento inteiro da lacração está em pânico com um novo Gamer Gate surgindo (Avowed)"; canal número 4, com 173 mil visualizações em "Eu NÃO GOSTEI de Avowed"; e, encerrando, canal número 5, com 102 mil visualizações, "Avowed FLOPOU FEIO".
E quando eles falam bem de algum jogo, conseguem menos visualizações.
O canal 1, o que aparece no topo da primeira imagem, até tem uma quantidade legal de vídeos falando bem de jogos, mas, olha só: falou bem de Ninja Gaiden Black II e só teve 355 mil visualizações; gameplay do Beta test de Monster Hunter Wilds deixando claro que gostou do jogo, 310 mil; Elden Ring Night Reign deixando claro que o jogo é bom, 462 mil e 518 mil visualizações. Perde feio pras 2 milhões falando que Avowed falhou feio.
Canal 4, brasileiro falado no idioma português: Marvel Rivals é Sucesso absoluto, mas o vídeo só teve 65 mil cliques; Children of Morta é envolvente e interessante: 23 mil visualizações; contra 173 mil falando que não gostou de Avowed.
E, no canal número 5, falar bem de Wukong deu 41 mil cliques; de Hogwarts Legacy, 44 mil, mas o flop de Avowed rendeu 102 mil visualizações.
Basicamente, falar bem de algo é ganhar menos dinheiro na internet.
Não estou dizendo que os influencers vão falar mal de tudo o tempo todo, mas sempre que a chance aparecer pra reclamar de alguma coisa, o que custa dar aquela aproveitadinha, não é mesmo?! Quando forem analisar algum produto, focar seu conteúdo nas falhas e ao menor sinal de que o jogo pode desagradar uma porção do público, é só direcionar todas as críticas ali.
Deus do céu! Quantos youtubers não fizeram um vídeo de "coisas que todo mundo gosta, mas eu não" só pela audiência?
Então, para encerrar essa discussão, eu deixo as palavras de Márcio Baião, do Pior Canal do Mundo: "não acredite em subcelebridade" ou qualquer coisa parecida com isso. Não compre o ódio, cara.
Ah! E Avowed, é bom?
Não sei, eu não joguei ainda. Eu não pego jogo em lançamento por 3 motivos: preço, bugs e balanceamento. Aprendi depois de Skyrim e Diablo 3.
Eu escolhi esperar 6 meses pra jogar Avowed.
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