segunda-feira, 17 de março de 2025

Zeenix - caso encerrado (pra mim) - ATUALIZADO

 Demorou, mas eu entendi porque o Zeenix não deu certo.

Fui juntando as peças e finalmente tudo começou a fazer sentido pra mim. Posso estar muito errado, mas eu finalmente consigo não pensar mais nesse caso. Pra mim, tudo passou a fazer sentido, mesmo que nada disso seja verdade.

E ninguém me venha com frases do tipo "Ah! Mas isso é muito óbvio!" depois de ler este texto. Se fosse óbvio, se fosse fácil mesmo, outros veículos de mídia já teriam explicado detalhadamente a situação de maneira clara e simples.

Então, venha comigo pra entender a que conclusões eu cheguei sobre o caso Zeenix, o último videogame da Tectoy que deu errado.



Lá pra setembro ou outubro do ano passado eu descobri que a Tectoy iria lançar um novo console de videogame no Brasil, o Zeenix. Eu fiquei empolgado, pesquisei a respeito e vi que muitas pessoas já haviam descoberto que o Zeenix Lite seria um white label do AYN Loki. 

Não vi nenhum problema nisso, só vou começar a falar só "Zeenix" pra não ficar digitando "Zenix Lite".

Brasil, brasileiro, nacional - várias palavras da equipe de marketing me deixaram na esperança que iria ser um produto adequado ao mercado nacional e, assim, teria um preço de acordo com as possibilidades da maioria da população do nosso querido país.

Pobre engano.

Anunciaram o preço e era completamente fora da realidade brasileira. Mas eu não conseguia parar de pensar como uma empresa, com diversos profissionais qualificados comete um erro tão grosseiro?

Isso não saia da minha cabeça e sempre que aparecia um novo vídeo, um novo texto sobre o assunto eu ia atrás, pra ver se essa pergunta era respondida ou se eu conseguia mais uma migalha de informação.


O PREÇO NO BRASIL NUNCA FEZ SENTIDO

Considerando apenas o cenário do mercado brasileiro de games, o preço das primeiras 1000 unidades do Zeenix era de R$ 2700 e isso foi chamado de pré-venda. Depois disso era para o preço aumentar para R$ 3300. Infelizmente pra empresa, eles não chegaram a vender 1000 unidades ainda.

E esse preço não faz o menor sentido (valores referentes a março de 2025):

- Nintendo Switch Lite (Amazon) - R$ 1440
- Nintendo Switch OLED (Amazon) - R$ 2120
- Xbox series S (Amazon) - R$ 2639
- Zeenix (Tectoy) - R$ 2699 na pré-venda e R$ 3300 depois
- Playstation 5 (Amazon) - R$ 3650

Analisando os valores mostrados, é possível chegar a seguinte conclusão:

O Zeenix não tem os jogos exclusivos da Nintendo. Na verdade, o Zeenix não tem jogo exclusivo nenhum, então o Switch leva vantagem nessa disputa, inclusive por ser mais barato. E, pra piorar um pouco, o console da Tectoy não consegue rodar jogos de última geração mesmo sendo mais caro que o Xbox series S, acumulando mais essa desvantagem.

Pode-se dizer que um ponto positivo seria o Zeenix ser mais barato que o Playstation 5 só que aí teríamos que analisar a capacidade gráfica... que deixa bastante a desejar e não consegue rodar de maneira razoável GTA V, um jogo que saiu pra Playstation 3.

Vou ser bem sincero: eu acho que é muito mais vantagem comprar um Xiaomi Redmi Note 13 (Amazon - R$ 1200) e um BSP-D3 (Aliexpress - R$ 50) que você vai ter quase a mesma capacidade de rodar jogos que o Zeenix por menos da metade do preço.

O Zeenix está mais caro que a maioria dos consoles conhecidos do país e não consegue competir com eles onde importa. Olhando isso eu vejo que a colocação do Zeenix no mercado nacional com esse preço não faz o menor sentido. Mas não é só isso.


O PREÇO NA CHINA E O "CUSTO BRASIL"

Supostamente podemos considerar que o produto é um white label, ou seja, era vendido na China como Loki Zero pela empresa AYN.

O Loki Zero deixou de ser fabricado e vendido na China. Então, depois disso, supostamente, a Tectoy comprou 1000 unidades pra revender no Brasil com sua marca e logo.

Enfim, o AYN Loki Zero tinha, no seu lançamento em 2022, o preço de US$ 200 para o usuário final.

Se a gente converter de dólar pra real multiplicando por 6 e somar 60% desse valor pra arredondar os impostos, teremos o incrível valor de R$ 1920, que eu vou arredondar para R$ 2000 caso precise dele de novo.

Agora nós precisamos lembrar que a Tectoy tem fábrica em Manaus e consegue vários descontos relativos a importação de produtos de tecnologia e, fora isso, também não é um usuário final, então ela consegue o produto a um preço menor, justamente porque compra em grande quantidade.

Fora isso, o Zeenix ou Loki Zero, ainda é um produto ultrapassado, que já era relativamente barato em 2022. Por US$ 200 hoje dá pra comprar coisa melhor, como um Retroid Pocket MINI.

Somando todos esses fatores, não me assustaria se a Tectoy conseguisse cada exemplar do Zeenix por um preço de custo próximo dos US$ 100 ou R$ 1000 já com os impostos.

E o problema está aí: se com os impostos o produto importado da China teria um custo próximo dos R$ 1000, como o chefe do marketing declara em vídeo que vendendo o Zeenix a R$ 2700 eles só tem uma margem operacional de 5% de lucro? Tem alguma coisa muito errada nessa história.

Mesmo que eles estivessem com um preço de custo próximo dos R$ 2000 já com os impostos, como adicionando sobre o produto 35% do valor dele só geraria uma margem de 5%? Não faz sentido.

Pelo menos, até hoje isso não fazia sentido pra mim, até que eu me toquei de algumas coisas...


MUDANÇA DE ESTRATÉGIA NO MEIO DO CAMINHO

A PARTIR DAQUI ESTÁ TUDO ERRADO! Nem vale a pena ler mais.


Como ninguém explica exatamente o que aconteceu e assumindo que ninguém mentiu, eu fui reunindo várias falas durante a campanha de marketing do Zeenix com algumas das declarações do ex-chefe de marketing da parte de games da Tectoy e meio que cheguei a uma conclusão. Posso estar errado em relação a tudo isso, mas pra mim faz sentido e finalmente fez esse assunto sair da minha cabeça.

Eu desconfio que mudanças no pessoal na administração da empresa quando ela foi comprada por outra acabaram sendo responsáveis por mudar os planos do produto. Consequência disso foi um aumento absurdo do preço que impediu uma boa colocação no mercado.

Calma! Eu explico.

Durante a campanha de lançamento do Zeenix, antes de revelarem o preço, disseram querer vender um milhão de unidades no Brasil. Pode não parecer grande coisa, mas isso indica que pelo menos parte da empresa tinha planejamento e metas de médio e longo prazo.

Outros elementos da campanha também indicavam isso: diziam que a empresa iria voltar a desenvolver e publicar games, enfim, criar uma nova cena nacional de games em volta da própria Tectoy. 

Para alcançar esses objetivos, seria necessário uma colocação do Zeenix e seu preço de maneira adequada ao poder de consumo do público brasileiro e visar o lucro como não sendo o máximo possível por unidade vendida, mas diluir os custos de produção, marketing e logística em uma grande quantidade de consoles, que seriam vendidos por algum tempo enquanto a marca se consolidava por ações de marketing.

Mas, ao que tudo indica, isso tudo mudou após a Gamescom Latam, quando a administração da empresa mudou.

Posso estar errado, mas parece ser porque a Tectoy foi comprada por outra empresa.

O foco da administração nova passou a ser o lucro a curto prazo, já que eles têm que recuperar o dinheiro da compra o mais rápido possível. Afinal de contas, não se compra uma empresa pra perder dinheiro... fora o Twitter.

Voltando: então os projetos de longo prazo são cancelados ou têm que dar certo, ou seja, gerar lucro sem mais investimentos.

O Zeenix, que era um projeto de longo prazo, que tinha uma equipe de marketing de 5 pessoas (head e mais quatro), uma equipe de programação e tinha que pagar impostos pra registrar o produto antes de começar a vender ele aqui no Brasil simplesmente deixou de ser interessante. Desde a sua concepção, ele só tirava dinheiro da empresa, seja na forma de salários, seja no pagamento de ações de marketing.

E, mais do que isso, o projeto do Zeenix como um todo passou a ter que dar um retorno financeiro rápido devido aos seus gastos.

No planejamento da administração que criou o projeto, esses gastos iriam ser pagos com a venda dos consoles ao longo de um ou dois anos. Mas, com as mudanças ocorridas na empresa, o console tinha que dar algum retorno financeiro logo no seu lançamento. Daí vem o preço de venda completamente fora da realidade.

FINALMENTE ACABOU

Como eu disse no início do texto, tudo que está aqui nada mais é do que a maneira que eu juntei as informações disponíveis em diversos veículos de mídia, muitos eventos de divulgação, várias entrevistas e declarações.

Dito isso, eu posso estar completamente errado. No entanto, eu realmente acredito que só errei nos detalhes. Mas só vamos saber disso quando liberarem os relatórios financeiros, atas de reuniões e memorandos da Tectoy. Eu, sinceramente, acho que isso não vai acontecer.

E, encerrando o texto, duas coisas importantes: primeiramente, Zeenix pra mim, só se for de graça! Estou de olho em outros portáteis da China que ainda estão sendo fabricados. E, segundamente, finalmente acabou!

E você, está satisfeito? Tem alguma coisa que você ainda quer saber desse caso?

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